quarta-feira, 11 de maio de 2011

Estoques brasileiros de água doce

O brasil encontra-se em uma região muito favorecida pelo ciclo da água,onde as médias anuais de chuvas são bem altas.Graças a isso,nosso país possui grandes bacias hidrográficas e uma das maiores redes hidrográficas do mundo.Além da água doce superficial,que é abundante,nosso país possui uma grande reserva subterrânea de água doce que faz parte do aquífero Guarani,um enorme reservatório de água doce que se encontra no subsolo da América do sul.Ele é tão grande que se estima ser maior que a soma da área de três países europeus:Espanha,França e Inglaterra.     O fato de termos uma rede de rios muito extensa e grandes reservas de água no subsolo pode nos levar a pensar que estamos livres de risco de falta de água,mas não é bem assim.
Temos muita água,sim,mas é preciso lembrar que a distribuição dessa riqueza não acontece por igual em todo país. A maior parte de água que temos no brasil,(70%),encontra-se na Amazônia,onde se concentra a menor parte da população(7%).Em compensação,na região sudeste do país,onde estão grandes cidades como SP e RJ,fica 42% da população e 6% de água.É por isso que,em épocas em que a quantidade de chuvas diminui,o nível dos reservatórios de água cai muito,e alguns chegaram a secar.

domingo, 8 de maio de 2011

água pra que mesmo?

Desde o surgimento do planeta,a água foi fundamental para a sobrevivência dos seres vivos.Os locais mais visíveis são os oceanos,galerias,rios e lagos.E alguns não tão visíveis como nas nuvens,no ar, no solo e no nosso corpo.Nas nuvens,ela se concentra em pequenas gotículas de água;nos oceanos,mares,rios,riachos , em forma líquida;no ar(atmosfera) em estado gasoso e nas geleiras em estado sólido.Mas a água,não fica permanentemente no mesmo local.Ela está sempre mudando de um reservatório ao outro.Pode passar,por exemplo,da hidrosfera para a atmosfera ou o contrário.Como ela está sempre circulando pela natureza,chamamos de ciclo hidrológico ou ciclo da água.
Há 2 tipos de ciclo da água;o grande e o pequeno.O pequeno é quando a água que se encontra nos oceanos em forma líquida,ao receber calor do sol,evapora,formando nuvens e dando início a chuva.  Já no 2º(grande ciclo), é quando a água que se encontra no nosso corpo ou no corpo dos animais e plantas,ao respirarem,urinarem e transpirarem,evapora quando recebe energia solar e formam camadas de nuvens.
             Hoje a água é fundamental para agricultura,e a produção de energia;ainda hoje a água é um recurso indispensável de enorme valor,social,político e econômico , ao qual recorremos diariamente.

notícia-mais de 1 bilhão de pessoas não terão água em 2050

Segundo um estudo feito em Washington, mais de 1 bilhão de moradores de diferentes cidades do mundo enfrentarão uma grave escassez de água,na medida em que o aquecimento global pioar.Em torno de 990 milhões de pessoas viverão com menos de 100 litros de água por dia.Além disso,mais de 100 milhões de pessoas não terão água para beber,cozinhar,limpar,tomar banho e ir ao banheiro.
Muitas cidades sofrerão com a escassez da água como Lagos,na Nigérie e Cotonu, em Benin na Àfrica Ocidental.    

FONTE:G1- GLOBO*NATUREZA

Fazendo atividade 1

-Por que o mar é salgado?
Os sais minerais dissolvidos na água,vem das rochas e do solo.A água da chuva chega nos morros e desce levando as rochas.Quando o sol passa sua energia para a água,esta evapora; e o sal permanece na água pois não recebe energia(calor)suficiente para evaporar.

-O que é água salobra?
água salobra é aquela que tem menos sais dissolvidos que a água do mar,e mais sais dissolvidos que a água doce.Comum nos aquíferos subterrâneos,estuários e mangues.comum no nordeste brasileiro.
Imprópria para beber,pode causar pedra nos rins,pois contém muito sais. Ela é muito importante para o eco sistema pois se desenvolvem peixe de tainha e camarões.

água doce também tem sais

Apesar de falarmos em água doce,isso não quer dizer que essa água contém açúcar.Em relação a água do oceano,essa água tem menos sais dissolvidos.Ou seja,ela também contém sais dissolvidos,mas em menor quantidade que a água dos mares e oceanos.Os sais minerais dissolvidos na água,vem originalmente das rochas e do solo.A água das chuvas dissolve as rochas,forma os solos e carrega para os rios e para o mar partes de rocha,qualquer que seja o seu tamanho:blocos,seixos,pedras,areias ou minerais.Muitos desses minerais dissolvem-se na água,liberando os sais minerais que se acumulam na água em maior ou menor quantidade e tornam a água mais doce ou salgada ao nosso paladar.

estoques de água no planeta

As águas cobrem 3/4 (três quartos) da superfície da Terra.No entanto,mais de 97% da água do planeta é água salgada e menos de 3% são água doce.Da água doce existente no planeta, a maior parte(77%) está congelada nos círculos polares;22% são água subterrânea e a pequena fração restante encontra-se em lagos,rios,plantas e animais.  Através da história,os lagos,riachos e rios mundiais tem provido importantes recursos e serviços,incluindo água potável,água para lavagem e uso na agricultura,produção de energia,transporte,recreação e descarga de detritos.
As água doces são distribuídas de forma bastante desigual em todo o mundo.Grande parte do oriente médio, África, e partes da América central e dos E.U.A já se encontram carentes de água.A escassez pode resultar de uma série de fatores:fontes limitadas,grandes demandas e uso ineficiente.

Escassez futura de água tenderá a limitar o crescimento na agricultura e na indústria e poderá pôr em risco a saúde,nutrição e desenvolvimento econômico.

na dependência do sol

O ciclo da água em nosso planeta,ocorre graças a quantidade de energia que vem do sol e chega á superfície da Terra.Ela provoca a evaporação da água líquida que está na superfície e dá início ao ciclo de transformações que essa substância fundamental cumpre na Terra.Outro fator importante que regula o ciclo da água é o vento.Ele transporta o vapor de água que se acumula em nuvens,principalmente sobre os oceanos,levando-as para o continente e acaba,assim,determinando os locais onde chove mais ou menos.
Se analisarmos esses dois fatores *a quantidade de energia recebida do sol e o regime de ventos,*compreenderemos porque,em certas regiões, encontram-se as maiores reservas de água doce do Planeta.Há regiões como a Amazônia,que recebem ótima isolação e onde o regime de ventos favorece a entrada de nuvens vindas do oceano.Nessas regiões, o ciclo da água ocorre com maior intensidade,e a água em estado líquido é abundante.

sábado, 7 de maio de 2011

o que mantém o ciclo da água na terra

Até onde sabemos,o nosso planeta é o único do sistema solar em que se encontra água nos três estados físicos;(sólido,líquido e gasoso). Isso acontece,devido principalmente á presença da atmosfera e á distância em que a Terra se encontra do sol.A atmosfera do planeta ajuda a regular o clima na terra,evitando que a superfície esquente ou esfrie em excesso.Se nosso planeta estivesse apenas um pouco mais próximo do sol,a quantidade de radiação que a Terra receberia dele seria maior e suficiente para transformar toda a água líquida em vapor. Um pouco mais distante do sol,nosso planeta não receberia tanta radiação quanto recebe e a água solidificaria.
   Nessas duas situaçoes,não ocorreriam mais transformaçoes de estado da água,não haveria água em estado líquido,e sem ela,a vida aqui seria impossível.


água estoque finito

A água que está aqui em nosso planeta,circulando na natureza,passando de um reservatório ao outro,e mudando de estado,é a mesma que se formou a bilhões de anos.Ela já esteve no solo,no ar,em nuvens e já fez farte do corpo de milhares de plantas e animais,inclusive de humanos.A conclusão disso é que o estoque de água,no planeta,não é infinito.ela não é formada todos os dias e nem pode ser fabricada.Se no passado,em sua história na terra,a água tivesse sido contaminada e poluída,estaríamos agora em uma situação bem difícil,talvez na mesma situação em que estarão os habitantes do nosso planeta,no futuro,se nada fizermos para preservarmos a água no presente.

garoa,chuva,geada,neve e granizo

Você sabe qual a diferença de uma garoa para chuva?e de neve para granizo?
o vapor que sobe para a atmosfera e forma as nuvens pode permanecer em estado gasoso ou passar ao estado líquido para sólido,dependendo,principalmente,da temperatura que encontra na atmosfera.
líquido,ele pode se precipitar sobre a superfície na forma de garoa ou chuva.Sólido,ele cai sobre a terra como neve ou granizo.O estado físico em que se encontra a água é,portanto,um dos fatores que permitem diferenciar esses fenômenos atmosféricos. Outro fator importante para diferencia-los é o tamanho da gota ou cristal de gelo que se forma.veja as diferenças:

A garoa é formada de gotículas de água(de 0,2 a 0,5 mm de diâmetro) que caem,muito lentamente,em direção a superfície da terra.As gotas são muito pequenas porque são originadas de nuvens baixas e de pouca espessura.Ao cair não há tempo suficiente para as gotículas se juntarem umas as outras e formarem gotas maiores.

Chuva é a precipitação que vem de nuvens maiores e mais altas.As gotículas de água,que chegam até a  superfície na forma de chuva,são maiores(possuem diâmetro da ordem de 1 a 6 mm)e originan-se,em geral,de flocos de neve ou pedras de gelo que derretem durante a descida.

Neve são cristais de gelo em forma de flocos.O tamanho do floco de neve depende da quantidade de vapor de água disponível durante o processo de crescimento do cristal de gelo,na nuvem.Quanto maior a altitude em que a nuvem se encontrar,menor será a temperatura que estará submetida e maior será a chance de o vapor de água formar cristais de gelo.

O granizo se forma quando um cristal de gelo se desloca ,no interior de uma grande e alta nuvem que contenha gotículas de água super-congeladas.nesse processo, o vapor de água se deposita sobre o cristal crescer,formando grandes pedras de gelo.





mudanças de estados em outras substâncias

As mudanças de estados não ocorrem apenas com a água,mas também com outras substâncias.A manteiga por exemplo,pode ser derretida ou até mesmo o ferro sólido,quando se encontra na temperatura ambiente pode,ao ser aquecido em alta temperatura,tornar-se líquido.



Estados físicos da água




Para compreender ainda melhor o ciclo da água em nosso planeta, é importante conhecer algumas das características da substância água.È importante saber por exemplo,que a água,na natureza,se concentra em três estados físicos:sólido,líquido e gasoso.O ciclo da água em nosso planeta,só ocorre porque a água,tem capacidade de mudar de estado físico.Ela pode passar,por exemplo, de líquido para sólido:de líquido para gasoso;de sólido para líquido;e de gasoso para líquido.
Para congelar,a água em estado líquido precisa perder calor.È por isso que, para fazer gelo,colocamos água no congelador,onde a temperatura está abaixo de 0ºC. 
No congelador,a água em estado líquido perde calor para o ambiente(a geladeira) e solidifica.   A água líquida que se evaporou e foi para a atmosfera,também precisa perder calor para se transformar novamente em líquido,ou seja,para que ocorra a condensação.

O ciclo da água

Ao observarmos a Terra vista do espaço,podemos perceber que a água cobre a maior parte da crosta do nosso planeta.Ela se concentra principalmente nos oceanos,geleiras,mares,rios e lagos, e forma uma camada sobre a terra,a que os pesquisadores chamam de hidrosfera(hidro,em grego quer dizer água). Além de ser encontrada na hidrosfera,a água está presente na camada de ar que envolve a Terra a atmosfera,onde ela se concentra em nuvens ou se concentra dispersa na forma de pequenas gotículas de vapor. Também  há muita água no solo,entre as partículas que formam a Terra,ou no subsolo, em cavidades que existem entre as rochas que formam a crosta,a litosfera.    mas a água não fica permanentemente no mesmo local;ela está sempre passando de um reservatório ao outro,com isso dizemos que ela cumpre um ciclo da natureza,a que chamamos de ciclo da água ou ciclo hidrológico.


esse é o grande ciclo da água.Mais complexo,pois envolve também os seres vivos que consomem a água e utilizam em muitos processos químicos e a eliminam por meio de transpiração,respiração e urina.As plantas tem um importante papel no ciclo:elas absorvem pelas raízes a água do solo e utilizam-na em processos químicos que ocorrem em seus corpos.Cálculos realizados por pesquisadores revelam que uma unica árvore grande,pode retirar do solo mais de 500 litros de água por dia.Com a umidade que lançam no ar,elas,sem dúvida, são parte do ciclo hidrológico e ajudam a criar um clima favorável á vida em nosso planeta. 

água na terra


Desde que se acumulou nos mares primitivos da terra,a água tem participado da maioria dos processos que ocorrem em nosso planeta.Ela foi um dos importantes fatores que ajudaram a moldar o planeta e dar a ele a forma que apresenta hoje.Da mesma forma,há milhões de anos,a água tem participado dos fenômenos relacionados a vida na terra.A própria vida pode ter surgido na agua,pensam os biólogos.Não é a toa,portanto,que a agua está praticamente em toda parte,desde os locais mais evidentes,como em oceanos,geleiras,rios e lagos, até em alguns não tão visíveis como nas nuvens,no ar,no solo e no próprio corpo dos seres vivos.Ao longo de toda a historia humana,a água tem servido como um importante recurso, ao qual a humanidade recorreu para desenvolver a agricultura e a  produção de energia,por exemplo.Ainda hoje,a água é um recurso indispensável, de enorme valor social político e econômico,ao qual recorremos diariamente.