domingo, 4 de novembro de 2012

Vírus: os reis da polêmica

  Desde que foram identificados pela primeira vez, em 1935, os vírus têm motivado grandes debates entre os cientistas. Não apenas porque muitos deles causam doenças e levam á morte, mas também por uma questão mais técnica, ou seja, saber se eles são ou não seres vivos. O primeiro grande dilema enfrentado na Ciência com a descoberta dos vírus foi o fato de eles não terem células. Todos os seres vivos conhecidos até aquela época possuíam células e isso era considerado a ""regra de ouro" da Biologia e um importante critério para decidir de algo era vivo ou não.   Ou seja, os vírus quebraram a regra da Biologia (a chamada Teoria celular) e trona-se uma exceção: depois de sua descoberta, os biólogos foram obrigados a considerar que todos os seres vivos possuíam células, menos os vírus. 

sexta-feira, 9 de março de 2012

Feitos de Água? [parte 2] -Campeões em água

As células que formam o nosso organismo estão reunidos em conjuntos, chamados tecidos. Os tecidos, por sua vez, podem se reunir e formar os órgãos do nosso corpo, como o coração, rins, pulmões e outros. E os órgãos, trabalhando em conjunto para cumprir determinadas tarefas em nosso organismo, fazem parte de aparelhos e sistemas, maiores e mais complexos, como o aparelho digestório, urogenital (órgãos urinários e genitais) e respiratórios e os sistemas circulatório e nervoso. Dos vários tipos de tecidos que formam o nosso organismo, o tecido nervoso, é um dos que contêm mais água. E, como ele é, principalmente, encontrado em nosso encéfalo (parte do qual denominamos cérebro), não é errado concluir que o cérebro é um dos órgãos "recordistas" em quantidade de água.   (observe a imagem acima)

Feitos de Água? [parte 1]

A água é uma substância indispensável para os seres vivos. Para nós, humanos,ela é importante não apenas para as coisas que fazemos diariamente, mas também porque somos, em grade parte, constituídos por ela. Todo o nosso organismo, sangue, pele, músculos e até mesmo os nossos ossos, contêm quantidades expressivas de água. ainda no útero materno, uma criança, pode ter a maior parte (até 95%) de sua massa corporal constituída de água, mas, conforme a sua idade aumenta, a proporção de água contida em seu corpo, diminui. A imagem acima, mostra que a média de água no organismo também diminui na adolescência, podendo corresponder a cerca de 63% a 65% da massa corporal da pessoa.